Quinta, 14 Julho 2022 16:01

Formatura PROERD 2022

293596160 190626993315821 4681816369066720451 nNa última quarta-feira (06/07), os alunos das escolas Coronel Antônio Paes de Barros e Ciro Siqueira Gonçalves participaram da cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado nas respectivas escolas.

A cerimônia contou com a participação da Secretária de Assistência Social Ariana Silva, Secretária municipal de Educação Jaqueline Taques representando a Prefeita Margareth Gonçalves, Diretores, Professores, Pais, Políciais militares dentre eles o Sargento Mário Santana e demais autoridades, durante o encerramento foi feita a entrega de brindes aos formandos.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estaduais e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Sobre o Projeto:

O PROERD é um programa de educação preventiva ao consumo de substâncias químicas ilícitas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários. As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao seu convívio.

É eminentemente preventivo, estratégico, e o principal intuito é educar os alunos em seu meio natural (a escola), sob instrução de policiais militares fardados e professores. Dá ênfase especial aos estudantes do ensino fundamental – são apresentados os efeitos das drogas e ensinadas as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Os instrutores são auxiliados pelo livro do estudante PROERD e contam com ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores dos ideais do programa às demais salas de aula. Também é incentivada a participação dos pais, que levam o aprendizado às suas famílias.